Olá, caros seguidores e leitores do nosso blog, venho por meio deste, em razão de mim e toda a equipe Fsociety Brasil, anunciar o nosso plano de reformulação para o próximo ano, esta publicação tem como objetivo explanar quais as nossas metas para o futuro e também sanar eventuais questionamentos à respeito do Projeto.

Sobre as mudanças

Como vem sendo falado e comentado em nossas redes sociais, pretendemos fazer o lançamento de uma plataforma de Ensino a Distância (EAD) durante o primeiro trimestre de 2018, este por sua vez é um projeto que surgiu com a Fsociety e acabou não tendo continuidade por muitos motivos, desde infraestrutura adequada, até mesmo a criação de conteúdo frequente e de qualidade.

Após uma tentativa, acabamos num consenso de que a plataforma que usávamos era inadequada e por isso era melhor montarmos a nossa própria plataforma, pensada para o nosso público e para a nossa infraestrutura, neste caso o processo de desenvolvimento já está em andamento e assim que as bases do projeto forem concluídas, daremos início a um processo seletivo para que desenvolvedores voluntários possam participar do projeto, mais detalhes serão esclarecidos em breve.

Sobre o Fórum e Grupo no Facebook

Há um tempo, venho planejando uma reformulação na moderação de ambos, visto que a participação dos voluntários caiu consideravelmente nos últimos meses, mas é claro que isso não é um problema, além do mais, todos são voluntários e ajudam como podem, entretanto o nosso objetivo é a criação de um ecossistema ativo e orgânico que possa sobreviver por si só e com a ajuda dos próprios membros, ou seja, em breve abriremos processo para vagas de moderador no Fórum e no Grupo Fsociety Brasil do Facebook.

Criação de Conteúdo para a comunidade e EAD

Como foi comentado recentemente, estamos buscando parcerias e também voluntários para ajudar na criação e difusão de conteúdo relacionado à Programação, Redes, Sistemas e SegInfo. Dito isto, logo mais abriremos também a possibilidade para que membros da comunidade possam publicar artigos e conteúdos relevantes ao nosso público em geral, ou seja, qualquer um que puder e quiser colaborar conosco, será bem vindo.

O foco da criação de conteúdo pode variar, isto é, os voluntários podem escolher publicar desde textos curtos no nosso fórum, criar artigos para este blog e até mesmo criar séries e treinamentos na plataforma EAD que será lançada em Breve, ou seja, logo mais buscaremos criadores de conteúdo para as nossas mídias sociais, assim aumentando a capacidade de publicação e alcance de nossas páginas.

Dos parceiros

A maior novidade para o próximo ano é que estamos formando parcerias importantes para a nossa comunidade, páginas, blogs, empresas e até mesmo vlogs do nosso nicho já estão em contato com a nossa equipe e ao que tudo indica, firmaremos parcerias de peso, com nomes importantes do cenário de SegInfo Brasileiro e a meta é que isto vá mais longe, a nota que podemos dar por alto é que, além das maiores páginas de nicho do país, um canal em especial já sinalizou apoio ao projeto Fsociety Brasil, estou falando do Mente Binária, um dos canais de maior qualidade em assunto de programação voltada para segurança da informação.

Um grupo de parceiros importantes que também estamos prospectando são as empresas de Segurança da Informação, nomes como Desec e eSecurity também já sinalizaram algum apoio, mas até agora ainda não formalizamos, devido à reforma eminente da nossa estrutura.

Em breve farei um post, explanando apenas as parcerias que firmamos para o próximo ano, detalhando como trabalharemos juntos em prol da nossa comunidade.

Dos custos

Por fim, a parte que muita gente tem nos perguntado, o quanto vai custar o conteúdo que nós criaremos, seja de própria autoria, ou então por meio de parceiros e voluntários.

– A resposta para esta questão é: NADA!

Todo o conteúdo produzido e publicado pela Fsociety Brasil será disponibilizado de forma gratuita, nos moldes de nossa capacidade de difusão, é claro.

– Mas e como vocês pretendem manter o projeto no ar?
Através de doações, como sempre fizemos, se você está acessando este site, neste momento, é porque alguém doou para o nosso projeto e a ideia é que isso se mantenha, até que tenhamos estrutura suficiente para fundar uma Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP) e assim, possamos buscar outras formas de manter o projeto online, com mais infraestrutura e conteúdo mais especializado ou de melhor qualidade.

Sobre os projetos para longo prazo

Já foi mencionado por parte de nossa equipe o interesse em desenvolver um projeto similar ao Hackday.io que é basicamente um portal para a publicação de projetos diversos no ramo de tecnologia, são desde coisas simples como a proteção e monitoramento de redes doméstica com um Raspberry Pi, até mesmo projetos de casas automatizadas e IoT(izadas) com Arduínos e componentes similares, este é um cenário em que o Brasil é muito carente de conteúdo e acreditamos que seria épico ter algo assim para a nossa comunidade.

Sugestões

Você tem uma sugestão para nós? Quer participar do projeto?

Chega junto mano, estamos abertos a todo tipo de acordo, nosso objetivo é criar a comunidade que desejávamos ter quando começamos a estudar Tecnologia, programação, whatever.

caso tenha interesse em trabalhar conosco e nos ajudar, mande um e-mail para [email protected]