Olá.

No artigo dessa semana, irei falar sobre o pentester. Você sabe qual a função desse profissional? Não? Então esse texto será útil.

Qual é o papel de um pentester?

Como você já deve saber, pentest vem de “penetration test” que, em português, pode ser traduzido como “teste de intrusão”. Um pentester, basicamente, vai atuar na realização destes testes, como o próprio nome já sugere.

É de conhecimento geral que nenhum sistema é 100% seguro, certo? Portanto, cabe a este profissional simular ataques com o intuito de encontrar quaisquer tipos de vulnerabilidade em sistemas operacionais, aplicações ou redes. Essa ação colabora para minimizar ou evitar grandes danos que seriam causados por um ataque verdadeiro.

Estes testes podem ser realizados com o pentester sabendo todas as informações (senhas, logins, etc) sobre o “alvo”, teste que acaba sendo muito mais amplo, ou totalmente às cegas. Este último tipo é o mais requisitado por empresas, por se aproximar muito de um ataque real.

Atualmente, ainda não existe uma graduação específica para um pentester. Para ingressar na profissão, você pode optar por cursar Segurança da Informação ou até mesmo Ciência da Computação. Entretanto, existem certificações para a área, como é o caso do CEH (Certified Ethical Hacking), entre outras, que contam muito para uma empresa contratar (ou não) o profissional.

Embora essa profissão ainda não seja muito comum no país, já existem muitas empresas terceirizadas que prestam tal serviço. O salário de um pentester no início da carreira, no Brasil, pode variar entre R$2.000 e R$5.000, lembrando que o valor também depende do porte da empresa contratante.

Espero que tenham gostado do artigo, em breve voltarei para falar sobre mais profissões ligadas a T.I.