O que são:

Os Adwares são pequenos softwares que podem vim integrados em qualquer programa que você baixe. Eles geralmente vêm juntos a softwares gratuitos, e servem para monetizar e suprir as necessidades financeiras dos desenvolvedores – uma espécie de Google Adsense para programas.

 

Os seus riscos:

Porém, os Adwares são muito perigosos, pois podem alterar drasticamente o desempenho do seu computador e aplicar mudanças indesejadas nele, como por exemplo os antigos toolbars e outros mais famosos, como o Baidu e o Hao123.

Além disso, essas pequenas ameaças ainda podem ser desenhadas para coletar muitos dados de um usuário, como por exemplo os sites que você visita.E também podem coletar todos os seus cookies e histórico de navegação.

Depois, essas informações são mandadas para as empresas donas dos Adwares, e lá elas usam esses dados para fazer com que “você veja propagandas do seu nicho de uma forma massiva”(pior do que as propagandas do wix no youtube).

 

 

Fora que, esses pequenos softwares podem ser fortemente considerados como grandes invasores de privacidade, algo que as vezes até não ligamos. E também, dentro do Adware pode ter um Spyware(algo que vamos falar em outro artigo/vídeo).

Então, a partir de agora tome cuidado ao instalar qualquer software gratuito, principalmente aqueles provindos de sites como Baixaki e Superdownloads. Tome cuidado durante a instalação, pois você pode marcar opções para driblar a instalação desses pequenos malwares. Boa Sorte e See Ya.