É... Eu sei, esse título não faz o menor sentido. Mas vou explicar para vocês o que quer dizer.

O ponto de referência

Este post deverá ser visto como um ponto de referência, o norte na sua busca por aprendizado.

Vale ressaltar que tudo o que está escrito aqui, é para iniciantes, que não sabem muita coisa sobre T.I. e segurança da informação em geral.

Os passos básicos abaixo serão como um ponto de referência, por onde você deve começar, para aprender da base, assim, não ficará ultrapassado com o avanço da tecnologia. Quem foca em aprender tecnologias ou ferramentas acaba ficando ultrapassado com o tempo e no fim, tem que começar do zero.

O que devo fazer primeiro?

O primeiro passo para se tornar um bom Desenvolvedor, Hacker, Sysadmin, whatever… é aprender a buscar o conhecimento, estudar as tecnologias, ler a documentação dos sistemas.

Você precisará aprender a pensar de forma lógica. Nós usamos lógica em tudo e não apenas para programar, como muitos pensam.

O Guia do iniciante

Raciocínio lógico

Aprender lógica, algoritmos e melhorar a matemática, para que você possa desenvolver “planos”, aplicações e tudo o que é relativo ao raciocínio.

Busque o conhecimento

Você deve aprender a fazer buscas no google, sério… Isso é a maior  dificuldade dos iniciantes, fazer uma busca no google com a sua dúvida.

Leia a documentação dos softwares

Crie o hábito de ler a documentação dos sistemas e ferramentas que você quer aprender a usar.

Seja paciente

Tenha paciência, você não vai aprender tudo da noite para o dia, você até pode fazer um “curso” de pentest, mas se não tiver o conhecimento base, não vai adiantar nada.

Entenda os padrões

Tudo tem um modelo, um padrão, uma lógica, uma base e é somente isso que você precisa aprender, a base das cosias, para desenvolver seus próprios projetos baseados em ideias já existentes ou até mesmo criar algo à partir da sua própria ideia.

Pratique até não ter mais dúvidas

A prática é amiga da perfeição, ao contrário da pressa. Quanto mais você praticar, mais irá aprender, isto é um fato. Comece pelas coisas mais simples e básicas, vá fazendo “upgrades” modestos e quando se der conta, terá dominado tudo.

Aprenda a ler textos em inglês, apenas por palavras-chave

Essa é uma técnica conhecida como inglês instrumental, muito usada em leituras de artigos técnicos ou de assuntos específicos, na informática nós usamos muito. É fácil, agiliza a leitura não requer conhecimento avançado do idioma inglês e você encontra resultados facilmente no google.

Coisas que você precisa entender

  • a maior parte do conteúdo que você precisa aprender está na internet e está indexada, porém, na maioria das vezes, está em inglês.
  • Se você não procurar o conteúdo que necessita, ninguém vai te ensinar ele tão facilmente.
  • Dedique tempo para as suas atividades e estudos, não perca o foco, você verá que vale a pena.