Olá, caros leitores, sejam bem vindos de volta.

Nesta publicação vou comentar um pouco sobre a minha primeira experiência no linux e também vou começar a passar para vocês o que será necessário, para que aprendam a trabalhar com este Sistema Operacional incrível.

O primeiro passo, para fazer isto é instalar ele. Se você é iniciante no linux, recomendo que use a máquina virtual, pode ser qualquer uma das listas abaixo.

Porquê usar a Máquina Virtual?

O principal motivo pelo qual eu indico que iniciantes utilizem a máquina virtual, é porque todas as modificações que você fizer, serão executadas num ambiente virtual e não afetarão o seu sistema padrão, nem seu hardware.

Além disso, por estar num sistema operacional novo e em faze de aprendizado, algumas coisas podem fazer você se confundir, neste caso, fica mais fácil voltar para o Windows e fazer o que deve ser feito, pelo menos até você se acostumar com o novo ambiente.

Qual sistema devo usar, inicialmente?

Eu recomendo enormemente que você utilize o Linux Ubuntu 16.04.1 LTS, por muitos motivos ele é recomendado para iniciantes, veja alguns:

  • É uma versão de Longo Tempo de Suporte
  • Possui mais conteúdos disponíveis na internet, para a solução de problemas e dúvidas.
  • A compatibilidade é a mesma de outras versões.

No caso de mais conteúdos para a web, é devido ao fato de que as versões mais recentes possuem algumas modificações e quando se é iniciante, uma vírgula se torna um problema e tanto.

Curiosidades

As versões do Ubuntu tem as nomenclaturas baseadas em sua data de lançamento. Ex: A versão 14.04 se chama assim, porque foi lançada em Abril de 2014, ou seja, 04/2014 que no formato de data do idioma inglês (yyyy.mm.dd) fica 14.04.

Fatos importantes

  1. Acostume-se com a interface do terminal, a famosa tela de texto ou Plain Text display. Você irá utilizar ela muito e se quer ser um hacker, vai usá-la pelo resto da vida.
  2. Tente entender o sistema, quando não souber algo, busque na internet — algo do tipo “Como instalar programas .zip ou .tar.gz  no ubuntu”, você irá encontrar muitos tutoriais e a maioria deles será muito útil.
  3. Todo dia é um aprendizado diferente, você verá que quanto mais usa o sistema, mais irá aprender.
  4. LINUX TEM JOGOS SIM CARALHO!!!! O Steam tem diversos jogos para Ubuntu, como CSGO por exemplo.

Sobre a minha primeira vez no linux

A primeira vez que utilizei o linux, foi em 2008. Utilizei a versão 8.04 lançada em abril daquele ano. Ele era muito pouco amigável, em comparação com os sistemas atuais, mas ainda assim muito bom, muito tempo depois eu vim entender o poder que tinha nas mãos. O tempo passou e eu acabei abandonando um pouco ele por motivos profissionais mesmo, em 2011 voltei a utilizá-lo e ele melhorou muito. Agora na versão 14.04 você pode usufruir dezenas de possibilidades, atualizar programas direto no terminal, com uma única linha de comando e muito mais que você verá mais para a frente.

Nos próximos posts farei o tutorial de instalação do linux e darei mais detalhes de como utilizar este sistema incrível.