Para quem tá ligado na área de segurança da informação os torneios Capture The Flag (CTF) são a sensação, desde os primórdios as empresas de tecnologias utilizam esse tipo de competição para recrutar profissionais da área de segurança da informação.

O que é um CTF?

Capture The Flag é uma competição do tipo “pegue a bandeira”, basicamente os competidores tem que resolver desafios para marcar pontos (capturar as bandeiras) e no final de um determinado período (horas ou dias) o hacker que fizer mais pontos se consagra como vencedor da competição.

O que é o Hackaflag?

O Hackaflag é um torneio que acompanha o maior festival hacker da América Latina, o Roadsec, então segue o mesmo roteiro que o Roadsec, visita diversas cidades do país durante o decorrer do ano e em cada cidade há um vencedor que irá representá-la na edição de encerramento do Roadsec em São Paulo, em 2018 o Roadsec São Paulo está previsto para acontecer no dia 10 de novembro.

Na etapa do Hackaflag que acontece em São Paulo os competidores vencedores de cada região irão se enfrentar na grande final nacional e o vencedor ganha uma viagem para a DEFCON que ocorre no ano seguinte em Las Vegas, Estados Unidos.

Além da viagem e de uma bonificação oferecida pelos patrocinadores do evento, na maioria das vezes o vencedor do Hackaflag é recrutado para trabalhar em uma empresa de Segurança da Informação, ou então no departamento de Seg. Info. de alguma grande empresa, como é o caso do Banco Itaú, patrocinador do Hackaflag e principal recrutador de competidores nos últimos anos.

A média de participantes anuais do Hackaflag, nas etapas online chega na faixa de 2 mil competidores registrados, já na etapa presencial, cerca de 450 competidores disputam ponto a ponto a classificação para a etapa final e posteriormente o título nacional, tornando assim o Hackaflag o maior campeonato Capture The Flag presencial do mundo.

O torneio também possui uma modalidade de equipes cuja fase classificatória acontece totalmente online e os 5 primeiros colocados disputarão a grande final em são paulo, em simultâneo com os finalistas individuais e a premiação é uma viagem para Vegas, como dito anteriormente.

Acompanhe o tour do Hackaflag pelo Brasil através do site do Roadsec e também pelo site oficial do torneio, hackaflag.com.br.

Como participar?

Para participar do Hackaflag você só precisa efetuar a sua inscrição no site, escolher um nick e começar a jogar, com uma equipe ou separadamente.