Olá.
O artigo dessa semana trata do analista de sistemas, uma das carreiras mais populares do ramo da tecnologia. A seguir, vamos entender um pouco mais sobre as funções desse profissional, área de atuação, entre outros.

Afinal, qual é o papel desse profissional?

Um analista de sistemas desenvolve a solução para um problema qualquer, por meio de sistemas. Esse profissional é responsável por analisar, projetar e, até mesmo, programar sistemas da informação, com base nas necessidades do contratante.

A área de atuação é bem diversificada. O analista pode trabalhar na produção de um software, desenvolvendo e testando o mesmo; na administração de banco de dados, desenvolvendo e monitorando para identificar necessidade de melhorias e atualizações; na administração de redes, cuidando da infraestrutura de TI de uma empresa, entre outras funções.

Para seguir a carreira, pode-se cursar Ciências da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, entre outros cursos voltados a área. Ter um bom raciocínio lógico, criatividade na resolução de problemas e bons conhecimentos em inglês também são fatores fundamentais de um analista de sistemas.

Os valores salariais podem variar de acordo com a experiência do profissional e o porte da empresa que o contrata. No Brasil, a média salarial para um analista de sistemas com até 2 anos de experiência é de R$ 2.263,88* em empresas de pequeno porte. Para profissionais com mais de 8 anos de experiência, essa média chega a R$ 5.527,05*.

Enfim, espero que o texto tenha sido útil para responder as principais dúvidas sobre esta profissão. Procurarei escrever artigos sempre objetivos, a fim de evitar leituras muito longas ou maçantes. Em breve, voltarei com mais artigos sobre profissões ligadas a TI.

*Informação retirada do site: http://www.salariobr.com.br