Olá.

Estou de volta para falar um pouquinho sobre a carreira de administrador de bancos de dados. Como sempre, o artigo vai descrever, resumidamente, o que esse profissional faz, quais as qualificações e salário.

O que faz um Administrador de Banco de Dados?

O administrador de bancos de dados, também chamado de DBA (database administrator), é o profissional responsável pela manutenção, configuração, evolução e segurança dos bancos de dados de uma empresa.

Ele auxilia na modelagem de dados; desenvolve e monitora o desempenho dos servidores de bancos de dados; realiza testes e monitora o desempenho; gerencia níveis de acesso; administra rotinas de backups e restaurações; e instala e administra o SGBD (sistema de gestão de bancos de dados, um conjunto de softwares que permite o gerenciamento dos bancos).

Um administrador deve ter bons conhecimentos, principalmente, sobre os principais SGBD e sobre a linguagem de consulta SQL. Outras linguagens de programação também se tornam necessárias para a automatização de algumas tarefas.

Para ingressar na profissão, as formações recomendadas são em Engenharia da Computação, Ciências da Computação e Processamento de Dados. Obviamente, especificação em Banco de Dados também é necessária.

Além da graduação, certificações em SGBD também têm um papel importante na empregabilidade do profissional, como a MCDBA e a Oracle 7.3 DBA, entre outras.

O salário nessa área varia de acordo com a experiência do profissional e o tamanho da empresa. Em uma empresa de pequeno porte (até 499 funcionários), alguém com até 2 anos de experiência pode ganhar R$ 2.354,73. Enquanto alguém com mais de 8 anos de experiência pode ganhar R$ 5.748,85.

 

*Informação retirada do site: http://www.salariobr.com.br